top of page
  • Foto do escritorSabrina Zenithara

Flamingo: A ave que conhece e indica a Luz.


Por que essa ave é o tema do site? Qual seu significado, curiosidades e importância para analisarmos o comportamento humano? É exatamente sobre isso que vamos falar!



Os Flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift. É a ave nacional das Bahamas. Fonte Wikipédia


Os humanos e os Animais

O ser humano desenvolveu uma história de afinidade inimaginável com os animais e essa relação começou bem longe, lá na pré-história.

Mais que isso: os animais tornaram-se nossos amigos, parceiros, ajudam em terapias, tornam possível a realização de algumas tarefas e alguns ainda preenchem um certo "vazio" emocional que muitas pessoas sentem nessa era de hiper informação.


Arquétipo do Flamingo


Já me ouviu falar sobre os arquétipos? Pois bem, os arquétipos são um conceito criado pelo psiquiatra suíço Carl Jung, são conjuntos de imagens primordiais que dão sentido as historias passadas entre as gerações, formando conhecimento e o imaginário do inconsciente coletivo. What??? Vou explicar! Quando eu digo a palavra "fiel", normalmente vem a mente a imagem do cachorro, quando eu digo a palavra "bondosa" normalmente lembramos do nome de Madre Teresa de Calcutá, e é exatamente isso que são os arquétipos. São impressões prévias sobre situações e comportamentos vividos por todas as gerações e que vão sendo gravados em nosso subconsciente e todas essas informações formam as métricas que utilizamos para enxergar a vida e o mundo.


E afinal o que representa o arquétipo do Flamingo?

O Flamingo conhece e indica a luz. Arquétipo do Relacionamento. Antigamente, os egípcios acreditavam que o flamingo era a personificação de Rá, o deus do Sol.

Ele traz informações como beleza, amor, equilíbrio, saúde, amizade, fraternidade, sociabilidade.

É um animal que vive em média 40 anos em cativeiro, monogâmico e com grandes habilidades de viver em grupo. É um animal muito social.

E pasmem: os flamingos nascem brancos ou cinza! A coloração rosada vem da sua alimentação rica em betacaroteno (presente no espinafre, tomate e cenoura, por ex.).


Onde encaixo-me nessa história?


A busca da minha vida é pelo autoconhecimento! Só ele proporciona a evolução do ser humano. Quando conheço-me, tenho o privilégio de tomar decisões de forma mais consciente e tenho a certeza de que sou a única responsável pelo meu sucesso em todas as áreas da minha vida. Sei quais são meus diferenciais, habilidades e pontos que merecem atenção, e por isso escolhi o flamingo. O flamingo é símbolo da alma em ascensão que deixa as trevas para encontrar a luz e é exatamente esse meu propósito de vida! Amo ensinar, amo inspirar e meu desejo é que a minha luz possa iluminar o caminho para que muitas pessoas encontrem sua própria luz.


Ah! Eles fazem uma dança muito engraçada e bonitinha na época de acasalamento. Dá uma olhada:



2.284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page