top of page
  • Foto do escritorSabrina Zenithara

Como atingir o autocontrole


Você também é daquelas pessoas que ouve a palavra meditação e tem três tipos de arrepios? Afinal é chato, difícil, e pra que é que serve mesmo?



Esqueça aquela bobageira que dizem por aí "meditar é não pensar em nada". Nós vivemos na mente e pensar em nada é uma ilusão.

Meditação é uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar a mente em algum pensamento, objeto ou atividade, afim de atingir um estado de clareza mental e emocional.

Verdade seja dita: estamos à todo momento fazendo algo, nos distraindo com todos os tipos de tecnologia possíveis, vivendo no passado ou no futuro. E é exatamente por isso que é difícil começar a meditar, porque a única ação que precisamos é "parar" e "focar".


Mas como assim?


Imagine-se dentro de uma locomotiva à todo vapor. Se você tentar pará-la repentinamente haverá um desastre. Além disso, você sentirá a sensação de que foi arremessado, pois o corpo tende a continuar em movimento. Esse fenômeno é explicado pela primeira lei de #Newton: A lei da Inércia - "Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."


E como Newton pode nos ajudar a entender a dificuldade em meditar? Simples. Nossa mente está tão acelerada nos dias de hoje, que tentar pará-la é quase que ir contra a força da natureza.


Mas uma vez que entendemos estes princípios, sabemos que a confusão faz parte do processo. Está tudo bem.


O #segredo é concentrar-se na respiração ou utilizar algum objeto e quando os pensamentos aparecerem deixe-os ir. Sem culpa ou cobranças.

Apesar de ser difícil no começo ( e é mesmo) com a prática você pega o jeito e fica até gostoso praticar.




E quais são os benefícios de Meditar?


Libertar-se!


A mente inquieta gradualmente se acalma e desenvolve clareza pela prática diária regular. A maneira como nossa mente trabalha se torna menos confusa para nós e começamos a entender os hábitos da mente que nos impedem de ter felicidade e liberdade. Tornamo-nos mais gentis conosco e com aqueles que nos rodeiam. A meditação é uma questão prática: o aumento da consciência traz a capacidade de tirar o máximo de nós mesmos em nossas vidas diárias.

É uma metodologia independente de qualquer sistema de crenças ou ideologias, disponível para o desenvolvimento humano para quem quer que deseje praticar e desenvolver.

Durante a meditação objetiva-se ficar atento e aprofundar três aspectos: relaxamento, quietude e vivacidade.


Para quem tem interesse em aprofundar-se deixo aqui uma sugestão de pesquisa chamada"meditação Shamata".


O significado da palavra Shamata é calma. Significa manter atenção contínua de forma relaxada e vívida. A meditação Shamata é uma maneira eficaz, mas gentil, de treinar a mente para desenvolver força interior e libertar-se das turbulências, levando à clareza e compreensão.


E aqui vai um vídeo super legal da #monjacoen com uma técnica de meditação.






31 visualizações0 comentário
bottom of page